Minha prática clínica


Dr. Rodrigo Lamonier
Nutricionista clínico CRN 14.395
Graduando em Educação Física

Consultórios: Quarta dia todo e sexta-feira a tarde: Clínica Medicare: Rua 115-H, nº 31, St. Sul, Goiânia-GO.
Fone: (62) 3941-2998
Terça a tarde e sexta de manhã: Clínica EGEO - Edifício Aton Business Style - R. João de Abreu, nº 192 - Sala 107 B - St. Oeste, Goiânia - GO
*Não atendo nenhum plano de saúde* Consultas somente particulares*
Agendamento via WhatsApp: Segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Cartão de visitas mobile: http://rodrigolamoniernutri.meucvm.com.br/

Sou Nutricionista clínico e Bacharel em Educação física. Há 5 anos (2013), iniciei meus estudos sobre Bioquímica nutricional, Nutrição humana. Ao longo da minha formação acadêmica realizei diversos cursos de capacitação na área de Nutrição além de ter acompanhado ambulatórios de nutrição no Hospital das Clínicas.

Meu foco na Nutrição é a Nutrição clínica, visto que é uma área que poucos nutricionistas gostam de seguir. Defendo uma prática clínica baseada em evidências, respeitando a legislação do Conselho Federal de Nutrição (CFN), prescrevendo apenas aquilo que é permitido. 

Enxergo a Nutrição praticada atualmente por muitos nutricionistas, como algo totalmente desvirtuado do que me foi ensinando na graduação (UFG). Totalmente voltada para a estética e suplementação com substâncias sintéticas, além de uma solicitação exagerada e irracional de exames laboratoriais. 

Paradoxalmente, quanto mais se conhece sobre aspectos nutricionais, mais as pessoas adoecem. Mais modismos são criados e o alimento in natura deixa de ser o foco dos planos alimentares. 

Luo por uma Nutrição mais humana, ética, centrada no respeito ao paciente e sobretudo baseada em evidências científicas. 

Atualmente atendo em meus consultórios particulares em Goiânia, todas as terças a tarde e sextas de manhã no edifício Aton e nas quartas o dia todo e sextas a tarde na clínica Medicare.

Algumas informações sobre minha prática clínica:
  • Minhas condutas são criteriosas, sempre prezando por uma nutrição baseada em evidências científicas. Porém, sem deixar de lado a experiência da prática clínica ao longo dos anos. Sem deixar de enxergar o paciente em toda a sua integralidade, algo que está se perdendo na nutrição e na medicina. 
  • Primo pela transparência para com o meu paciente (paciente não é cliente).
  • Não utilizo exames com pouco respaldo científico. 
  • Defendo arduamente que "Jamais algo sintético será superior a algo natural". Portanto a suplementação deve ser mínima e apenas quando necessária. Na minha opinião, todos nutricionista clínico tem obrigação de conhecer bem sobre biodisponibilidade de nutrientes e ensinar para o paciente as fontes destes (educação em saúde). Experiência própria, a adesão é infinitamente superior quando se opta por esse caminho. Riscos também são minimizados, já que nutrientes sintéticos podem aumentar a incidência de doenças cardiovasculares e câncer. Sou totalmente contra o uso de polivitamínicos, principalmente em uma região como o cerrado, no qual o solo é rico em determinados nutrientes (Cobre) e que podem ser deletérios quando em excesso.
  • Não indico farmácias de manipulação (a indicação é infração ética) mas oriento que o paciente tenha cuidado ao escolher as farmácias, nunca se orientando pelo preço. 
  • O plano nutricional é elaborado durante a consulta.
  • Sou responsável pelo suporte nutricional dos seguintes profissionais:
  1. Dr. Frederico Lobo - Médico nutrólogo - www.nutrologogoiania.com.br
  2. Dra. Natalia Jatene - Médica endocrinologista 
  • Principais patologias que atendo:
  1. Intolerâncias alimentares: Lactose, frutose, sacarose, rafinose, 
  2. Alergias alimentares, 
  3. Transtornos do aparelho digestivo: Diarréia crônica, Constipação intestinal, Doença inflamatória intestinal, Síndrome do intestino irritável, Doença hemorroidária, Doença celíaca,
  4. Aspectos nutricionais da Fibromialgia, 
  5. Aspectos nutricionais da síndrome da Fadiga crônica. 
  6. Transtornos alimentares: Sobrepeso, obesidade, anorexia, bulimia, compulsão alimentar,
  7. Nutrição esportiva: Ganho de massa e hipertrofia.
  8. Paciente com doenças autoimunes: Lúpus, Vitiligo, Hashimoto, Artrite reumatóide, Espondilite anquilosante.  
Clínica Medicare


Faço parte do corpo clínico da clínica Medicare, um centro integrado de saúde que existe há 30 anos em Goiânia. Foi fundada pelo Homeopata Hélio Gonçalves (que atua com homeopatia unicista). Conta com equipe de médicos, psicóloga e profissional da educação física. Situa-se no Setor Sul, em uma viela calma, aconchegante, cercada de natureza.

Corpo clínico
  • Dr. Hélio Gonçalves - Médico Homeopata Unicista
  • Dr. Douvel Moraes - Médico Homeopata Unicista
  • Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo e clínico geral
  • Dra. Patrícia Gramacho - Psicóloga especialista em Psicologia Hospitalar
  • Dr. Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Acadêmico de Educação física


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perda de sono pode levar a ganho de peso?

Um sono ruim pode nos tornar mais propensos a comer mais e a ganhar peso, apontam os resultados preliminares de uma pesquisa. Cientista...